18 de Junho de 2020 – BECA retoma treinos ao ar livre

Atletas do BECA respondem à chamada e cumprem primeiros treinos ao ar livre

 Depois de um inicio agendado para o dia 12 de junho de 2020, e alterado devido ás condições atmosféricas, o BECA retomou a sua atividade aos treinos esta semana, com uma excelente resposta por parte dos atletas e famílias.

Toda a “família” andebolística do BECA estava ansiosa por poder retomar presencialmente os treinos, ainda que com as devidas precauções, e a resposta foi extraordinária.

Os treinos visam essencialmente melhorar as capacidades motoras condicionais e coordenativas, bem como o controlo e estabilidade geral. Durante as 4 semanas previstas para este trabalho serão observadas todas as alterações que possam ser emanadas pela DGS no sentido da utilização de auxiliares materiais para a melhoria da qualidade do treino.

Uma boa notícia, entretanto, foi o Clima de convergência, esta 4ª feira, entre o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Pataco, e as cinco Federações de desportos coletivos de pavilhão – Andebol, Basquetebol, Futebol, Patinagem e Voleibol para debater as medidas de retoma da atividade desportiva.

Na sequência do protocolo orientador de regresso aos treinos e competições elaborado pelas federações das cinco modalidades, a reunião permitiu decidir:

  1. Será divulgado pela Secretaria de Estado um esclarecimento dirigido às autarquias e às escolas, onde se explicita com clareza que os desportos coletivos já podem iniciar os treinos nas condições vertidas na Orientação nº 30/2020 atualizada em 12/6/2020 pela DGS;
  1. Será avaliada – em diálogo com a Direção-Geral da Saúde – a possibilidade de serem reduzidas, no mês de julho, as restrições impostas ao processo de treino desportivo;
  2. Será elaborado um protocolo de retoma que permita o regresso das competições desportivas na terceira semana de agosto, desde que exista autorização da DGS;
  3. d) Será estudado o lançamento de uma campanha de comunicação, liderada pela Secretaria de Estado/IPDJ em cooperação estreita com as Federações, que combata o receio de contágio e motive os agentes das diferentes modalidades a retomarem a atividade desportiva.

E assim, estaremos atentos ás próximas deliberações.